Como Usar os Óleos Essenciais

Os Óleos essenciais podem ser utilizados em massagens

No caso das massagens, é preciso atentar para o fato que os óleos essenciais contêm substâncias muito concentradas. Por isso, não devem ser aplicados directamente na pele, pois podem causar irritações. O indicado é, primeiro, diluí-los em um óleo vegetal, como óleo de girassol, de abacate etc.

Outra forma de utilizar os óleos essenciais é fazendo inalação húmida, que é utilizada para combater problemas que afectam o sistema respiratório, como gripes, resfriados, dor de garganta ou sinusite. As inalações exigem diversos cuidados, como utilizar uma venda nos olhos para que eles não sejam afectados pelo vapor, então, não faça antes de consultar o médico!

Uma das maneiras mais seguras de utilizar os óleos essenciais é colocá-los em um difusor de ambientes e perfumar a casa ou quarto com o aroma escolhido e sentir todos os benefícios que ele pode trazer tanto para o corpo quanto para a mente.

Banho de Imersão: 10 a 12 gotas do óleo essencial, diluídas 10 ml de óleo vegetal.

Compressa: dilua 5 gotas do óleo essencial em 1 litro de água. Frias para áreas inchadas e contusões; quente para áreas doloridas; morna para tratamentos da pele em geral.

Difusão/Spray: até 8 gotas de óleo essencial em réchaud com água; até 20 gotas de óleo essencial para cada 50 ml de água/álcool de cereais (em parte iguais).

Fricção: 1 ou 2 gotas de óleo essencial diluída em pequena quantidade de óleo vegetal para friccionar o local.

Inalação: 3 a 4 gotas do óleo essencial indicado diluído em 1 litro de água fervente, cobrindo a cabeça com uma toalha e inalando o vapor por 3 a 4 minutos. Indicado para descongestionar as vias respiratórias – repetir até 3 vezes ao dia. Ou para abrir os poros para limpeza de pele.

Massagem: Diluir até 25 gotas de óleo essencial para cada 50 ml de óleo vegetal (os mais indicados são: semente de uva, gérmen de trigo e amêndoas doces).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *