Equinócio de Primavera

O equinócio da primavera ocorreu hoje, 20 de março de 2017, às 10h29, sinalizando o primeiro dia da primavera.

Dá-se o nome de equinócio da primavera ao momento exato em que tem início a estação da primavera. A astronomia define então como equinócio da primavera o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste.

Quando este evento acontece em março, chama-se de equinócio da primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul o equinócio da primavera acontece em setembro.

Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa “igual” e “nox”, noite. O termo quer dizer literalmente “noites iguais”, isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *